
SOBRE NÓS
Ile Ase N'ibaim
Registrada em Itaguaí no dia 08 de dezembro de 1988
É um espaço religioso onde são revividas as coisas religiosas sagradas e estabelecido os contatos direitos com as divindades. Esse local não é escolhido para ser edificado, mas pra ser descoberto. Algumas circunstâncias podem tornar um lugar pleno de significados, e ponto de justificar a sua construção. O mundo sagrado é um mundo independente. O homem nada entende ou realiza sem sentir ou estar localizado a partir de uma definição pessoal. Quando alguém diz a outro; estou do seu lado, ele não esta pensando na proximidade ou numa determinada distância. Pessoas juntas podem estar dantes umas das outras, da mesma forma que a distância pode aproximar e unir, lado a lado, as pessoas. Há lugares em que todos podem transitar, há outros, porém onde só alguns podem permanecer. Estes sãos locais sagrados! Para viver no mundo, é preciso fundamenta-lo, e isto é feito através de preceitos no solo sagrado que irá se habitar. Cada um constrói o seu mundo. E como se chega até ele? Uma pedra retirada das águas: o encontro de um desconhecido que indica o caminho, uma árvore especial...
Organização religiosa com fins não econômicos instituída legalmente na forma do estatuto com finalidade filantrópica, publica de caráter religioso, com, de membros independentemente do sexo, cor raça, nacionalidade, e posição social. Foi fundado de fato no 8 de dezembro de 2011, vindo ser legalizado na data do registro estatuto (RJ). O ministro do culto religioso Afro Brasileiro e o Babalorixa Elias Garcia de Oliveira. Tem sua sede localizada na Rua Tenente Jose Gabriel 08 Jardim Laia, na cidade de Itaguaí (RJ (...)). Tem como finalidade institucional a fraternidade humana, destinando-se ao estudo e programação de matriz africana, bem como religiosa e cultural e a pratica da caridade em todas as suas modalidades, quer de ordem material, quer de ordem espiritual (...). Esta organicamente estruturada com visitas, a promover causas humanitárias e religiosas por ações sociais, históricas, culturais, ou assistências e de cidadania, tendo como finalidades fundamentais:
· Reunir se regularmente para o culto de louvação aos orixás e a os espíritos, tendo na sede momentos de orações, reza estudo do desenvolvimento mediúnico.
· Proclamar a mensagem do evangelho segundo os orixás, por todos os meios ao seu alcance visando expansão do rênio espiritual entre os homens.
· Auxiliar na assistência social aos seus membros e na medida do possível aos demais necessitados
· Cultivar a fraternidade e cooperação com outras nações (...).
· Preservar a cultura negra em todos os seus aspectos
· Promover a assistência social beneficente, incluindo, meio ambiente, saúde infância, do idoso, educação e cidadania das pessoas em risco de vulnerabilidade social.
· Promover a espiritualização da criança do jovem, e do idoso estimular e desenvolver o pleno exercício da cidadania através da educação para melhorar a qualidade de vida da população.
· Representar e promover a defesa dos pontos de vista e os interesses da religião e da cultura negra e organismos nacionais e internacionais (...).
· Promover blocos afros, documentários, visando à realização de cursos religiosos, e oficinas; percussão, capoeira, dança, artesanato, culinária, costura desenho, informática, e fabricação de instrumentos musicais.
· O Ile ase Nibaim e soberano em suas decisões e não restando subordinado a qualquer congênere ou entidade religiosa, respeitando as Leis do país.